Nota de Esclarecimento

Em Relação ao vídeo que circula nas redes sócias que mostra o lançamento do esgoto tratado no Rio das Almas, assim que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento tomou conhecimento nesta quarta dia 18 de outubro, logo no inicio da manhã estivemos no local.
Após a constatação e vistoria no local, os procedimentos administrativos foram realizados de imediato, a Saneago empresa responsável pelo tratamento foi notificada e também foi solicitado todos os laudos técnicos dos últimos 12 meses de analise de efluentes.
Vale ressaltar que sistema de tratamento de esgoto realizado em Ceres, é o mesmo em todo o Brasil, com lagoas facultativas, que prevêem o lançamento no corpo hídrico, porem as resoluções prevêem um limite para isso, sendo esse o caso a ser investigado. A estação de tratamento possui licença ambiental, e foi licenciado nesse sistema que é ambientalmente legal, desde que seja dentro dos limites estabelecidos.
Vale lembrar que a estação de tratamento e o descarte que aparece no vídeo ficam abaixo da captação de água dos municípios de Ceres e Rialma, portanto essa água não é consumida por nós aqui.
Estamos investigando o que esta ocorrendo, laudos sendo feitos e solicitados, a principio existe algum problema no tratamento final do esgoto, vale ressaltar que a Saneago já está tomando providencias de imediato. Alguns detalhes devem ser observados, como o baixo nível do Rio no período de seca dificulta a diluição do efluente tratado, a coloração verde na água é proveniente de algas, que fazem parte do processo de tratamento, desde que em níveis permitidos, e essa espuma em grande parte vem do uso de detergentes e sabão que não são biodegradáveis que usamos em nossas casas e lançamos na rede de esgoto, vale a pena observar na hora de comprar. O mau cheiro citado no vídeo sempre vai existir, porem vale observar que a região onde foi feito é em frente a estação de tratamento e tem um chiqueiro um pouco acima.
Pedimos que a população denuncie, que faça vídeos, fotos, denuncias anônimas, liguem no 3307-3327, através das denuncias e participação do cidadão que conseguimos resolver os problemas e cuidar do meio ambiente!